Balcões modernos

Balcões modernos

Uma das partes mais importantes para que a nossa decoração moderna da cozinha seja um êxito são os balcões. Estes são quase a parte mais visível da cozinha e, por isso, a sua escolha é primordial para o nosso estilo moderno.

Na continuação vamos-te falar de três materiais especiais para balcões modernos. Com eles estaremos a colocar grande parte dos fundamentos para que o estilo da nossa cozinh moderna seja o correto. Falamos do aço inxodiavel, do Corian e do Silestone.

Através deste artigo analisaremos cada um dos materiais comentados, veremos as suas caraterísticas e estudaremos os seus prós e contras. Com toda essa informação teremos uma ideia muito precisa do que os balcões podem oferecer-nos e do que estes podem trazer para a nossa cozinha.

O primeiro material de balcões que falaremos é um que cada vez está mais presente nas cozinhas modernas. Falamos do aço inoxidável, um material que geralmente apenas encontrávamos em cozinhas de hotéis e restaurantes, mas como dissemos pouco a pouco está a chegar às casas particulares.

Porque é um material que está a ganhar protagonismo? A principal razão (e a grande vantagem do aço inoxidável) é a higiene que este material nos oferece. Não é em vão que é um dos materiais mais higiénicos que há. É muito resistente ao calor e aos ácidos, ainda que requer de uma limpeza quase constante.

O problema deste material é que não resiste muito bem com o passar do tempo. Envelhecem muito rapidamente e perdem o brilho inicial com facilidade. Com produtos especiais para o aço podemos reverter este envelhecimento e alargá-lo.

Um material que certamente conheces porque é quase o mais famoso de todos quando se fala de materiais modernos. Certamente que conheces alguém que tem um balcão Silestone, certo? Devemos dizer que a empresa se transformou numa denominação genética de um tipo de balcões

Ainda que se fala de balcões Silestone, na realidade o fazemos de balcões de quartzo, resinas e tintas (que são as que dão estas cores tão animadas a este tipo de balcões). A vantagem destes balcões é a resistência que oferece a danos, altas temperaturas e problemas de humidade.

E por último falaremos do Corian, outro material moderno que pouco a pouco chega a mais cozinhas. Este material é feito com uma mistura de minerais e polímero acrílico.

A sua vantagem é a resistência que oferece a danos e a altas temperaturas, o toque tão moderno que lhe dá às cozinhas graças ao brilho e a grande variedade de cores entre as que poemos optar, e também a sua fácil limpeza e manutenção.

Pelo contrário é um material caro comparado com outros materiais sintéticos. Além disso ainda que é fácil de lavar, há determinados líquidos que podem deixar manchas, como os alimentos muito gordurosas. Ainda que existem produtos especiais para isso.

Uma vez vistas as caraterísticas e as vantagens dos balcões modernos, queremos dar umas luzes a todos os que procuram materiais mais clássicos para balcões. Se queres encontrar informações sobre balcões clássicos, no Decoração-Cozinha tens um artigo à tua espera que te falam dos prós e contras dos diferentes materiais clássicos que podemos encontrar num balcão e cozinha: o granito, a madeira, o mármore e a melamina.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.