Decoração barroca moderna

Decoração barroca moderna

Glamour, chique, tendência, … estas são algumas das palavras que poderão definir o estilo barroco na decoração. Este estilo que nunca passa de moda e que se funde muito bem em todos os ambientes que pode estar disponível para todos os bolsos.

Tanto  faz se gostas dos ambientes exuberantes, como se gostas dos espaços elegantes, o barroco adapta-se a todos os gostos. No seguinte artigo falaremos de certas chaves para conseguir um ambiente barroco moderno no interior das nossas casas a um preço adaptado a todas as economias.

A primeira coisa que teremos de adquirir são móveis antigos (ou de estilo antigo, dependendo do dinheiro que disponhas) de formas arredondadas e grandes detalhes, tecidos, cortinas, paredes com papel de parede, candeeiros de vidro, candelabros, espelhos, quadros com molduras antigas, etc.

Para as cores do nosso espaço barroco moderno, o dourado e o prateado são dons tons obrigatórios no nosso interior. As cores metálicas e as pretas também têm de estar presentes, claro. Para conseguir um barroco moderno teremos de ser capazes de combinar estes detalhes com cores vivas. E todo isso com uma base de cor branca para que as cores não chegar a sobrecarregar demasiado a peça.

Como dizíamos anteriormente, os pergaminhos e as molduras são imprescindíveis nos móveis barrocos modernos. Estes detalhes devem estar presentes em todos os elementos do espaço, seja em cómodas, mesas, sofás, armários, etc. O ideal é que os móveis apresentem um estilo moderno mas com estes detalhes. Esta combinação é a que nos ajudará a criar um ambiente barroco atual.

Como dizíamos antes, tentamos que este estilo possamo-lo ter num todo, tenhamos o dinheiro que tivermos. Se optares por reutilizar os teus móveis antigos, podes dar-lhe um toque moderno pintando-os com tinta especial para móveis. Podes atrever-te e dar-lhes cores vivas a estes. Se optares por uma opção de tons chamativos, muito cuidado com sobrecarregar a zona de cor. Seria desastroso, porque não seriamos capazes de permanecer no quarto muito tempo seguido.

Se optares por tons mais “normais” e elegantes, os dourados, os prateados o branco e até o preto são as opções mais recomendáveis.

Se queres uma inspiração básica na altura de adquirir móveis na altura de ir procurá-los em casas de segunda mão, procura móveis que te façam lembrar o tempo da Maria Antonieta e os palácios e Versalhes. Num ambiente moderno barroco, os “delírios de grandeza” estão permitidos. Todas as loucuras têm lugar.

Antes falávamos de utilizar papel de parede. Este elemento pode ficar muito bem, sobretudo se combinarmos esse papel com partes de parede pintada com tinta sólida. Assim fugimos da sobrecarga de espaço e daremos um toque elegante muito interessante no interior da nossa casa.

Mas lembra-te que há que ter cuidado. O papel de parede é um elemento que pode ajudar-nos a criar um ambiente muito reinado, mas em excesso pode levar ao sufoco e ao desespero.

Por último falar dos acessórios do estilo barroco moderno, outro grande pilar deste estilo. Deixa-te levar também pelo luxo e pela pomposidade com eles. Deixa que o dourado e a prata entrem na tua casa através de espelhos, candelabros, candeeiros aranha, quadros com molduras espetaculares, etc.

Mas deixares-te levar pelo pomposo não quer dizer que abuses. Potencia a entrada de acessórios que chamem a atenção por carismático e pomposos, mas não coloques demasiados. Um excesso pode arruinar a tua decoração barroca moderna.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.