Decoração étnica moderna

Decoração étnica moderna

Queres dar à tua casa um ar étnico atual? Este estilo está muito na moda nos últimos, e através deste artigo vamos-te ajudar a consegui-lo com uma serie de dicas e bons conselhos que te serão úteis. Se as seguires a todas e introduzires o teu toque pessoal, certamente que a tua casa brilhará moderno e multicultural.

Porque esta é uma das dicas deste estilo decorativo: a multiculturalidade, a mistura de culturas e costumes. Esta mistura deve ser realizada com cabeça para que o resultado seja correto, mas se o fizerem bem (e estamos seguros que o farás (o resultado será espetacular. E com um toque muito moderno.

Como dizíamos o estilo étnico moderno carateriza por combinar objetos de diferentes culturas e criar com todos eles uma marca exótica e colorida. As culturas africanas, asiáticas, indianas, orientais e tropicais vão ajudar-te a criar um lugar exótico e variado. Sempre com harmonia, claro.

E falámos de harmonia, pois esta é uma das chaves para que o nosso interior étnico moderno seja o correto. É difícil conseguir que objetos de culturas tão diferentes combinem entre si, mas se conseguires fazê-lo o efeito será irrepetível.

Se és uma pessoa mais sóbria, podes criar diferentes estilos nas diferentes partes da casa, ma o resultado não será tão chamativo. Para além disso, para um estilo ético moderno é necessário ser-se capaz de misturar objetos de diferentes culturas. Sempre com harmonia. Se no o conseguirmos, o espaço irá sufocar. Por isso cuidado.

Uma boa forma de criar um espaço étnico é partindo de um único objeto. Escolhe um que seja especial para ti ou que te transmite algo, e centra toda a decoração deste espaço a raiz desse objeto. Relembra que harmonizar e não asfixiar com demasiados objetos. Porque esse é outro fator a ter muito em conta: multiculturalidade não significa colocar tudo o que quisermos. Cuidado para não utilizar-se demasiados elementos. Centra-te apenas no imprescindível. O resultado será melhor.

Passemos às cores. As cores inspiradas pela terra e sol são os escolhidos para este tipo de ambientes. Falamos de castanhos, vermelhos, laranjas, erdes, amarelos e inclusive fúcsias. Para compensar o impacto de tanta cor, coloca uma boa dose de branco no interior. O branco suavizará a força da cor. Em quartos pode-se utilizar esta gama de cores, mas em tons muito suaves para que não perturbem o descanso.

A luz é um aspeto chave a ter em conta. Assim como em outros estilos falávamos da luz potente e branca, para um interior étnico optamos por luzes suaves e difusas que não alterem o ambiente criado. As velas e os candeeiros de papel são excelentes opções para iluminar as zonas.

E se as cores nos deviam inspirar com naturalidade, os materiais não ficam atrás. Devemos optar por materiais totalmente naturais como a madeira, o bambu, a cerâmica, a pedra, o vime e as cordas. O couro também pode ser colocado.

Para além disso nos móveis, como introduzir os materiais? Damos-te algumas ideias: loiça e peças cerâmicas de design étnico, tecidos murais, recipientes de vime, plantas de bambu, almofadas orientais, tapetes coloridos, etc.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.