Decoração minimalista moderna

Decoração minimalista moderna

Se gostas do estilo atual e moderno, uma excelente alternativa para o interior da tua casa é a decoração minimalista. Queres aprender a criá-lo? No seguinte artigo encontrarás as dicas para levar este estilo tão elegante para o interior da tua casa.

Se viste bem falámos sobre elegância. Esta é uma das caraterísticas deste estilo decorativo. As outras são luminosidade, ordem, tranquilidade e relaxamento. Tudo isso é o que a decoração minimalista moderna será capaz de fazer por ti.

A primeira dica que deves conhecer neste estilo decorativo é que quanto menos colocares mais decoras. Esta é a principal premissa do minimalismo. E sobre ela temos que basear o interior da nossa casa: ter apenas o imprescindível.

Assim que tenhas decidido  criar um interior minimalista atual já podes começar a pensar nos elementos que tens em casa e a desfazer-te ou a guardar bem tudo o que não utilizas. Porque a ordem é imprescindível neste estilo. Sem ordem é impossível consegui-lo.

E é que a limpeza visual é um fator importante para que a nossa decoração seja totalmente acertada. Devemos ser capazes de olhar à nossa volta e não encontrar quase obstáculos visuais nenhuns que atraem a nossa visão. Isto te ajudará a ter uma ideia dos acessórios decorativos que tens de optar.

Deves utilizar o menor número de acessórios decorativos possíveis e escolhe-los com muito cuidado. Estes devem ser poucos, mas chamativos. Que chame a atenção do seu toque moderno. Quase obras de arte. Claro que estes variarão dependendo do tipo de espaço que vamos decorar, mas em geral procura complementos modernos e brilhantes que completem a tua decoração. Mas nunca te excedas.

Falámos de brilho, e que esta é uma qualidade que devemos procurar no interior minimalista. Para isso opta por materiais que transmitam essa luminosidade procurada. Vidro, metal, aço, alumínio e até plástico brilhante. Se optares por madeira, que seja envernizada com brilho.

Misturar os materiais com encanto será tudo um sucesso na tua decoração, asseguramos-te. Pelo que não duvides em adquirir elementos de diferentes materiais e faz com que combinem na perfeição. Este é um pequeno truque que dá grandes resultados.

E claro, se vem a luminosidade à conversa, não podemos falar de outra coisa que não seja a luz natural. Faz com que esta entre por todos os lados e chegue a todos os cantos da casa. Para o fazer não vistas as janelas ou com tecidos que não barrem a entrada de luz. E para potenciar os seus efeitos pintaremos as paredes de branco, que é a cor base preferida para este estilo decorativo. Também poderás optar por um cinzento claro.

Para a iluminação artificial recorre às luzes halógenas brancas, que são opções economicamente perfeitas e cuja luminosidade branca ficará muito bem.

Certamente, não nos esquecemos das cores da nossa casa minimalista moderna. Como dizíamos o branco e o cinzento são cores perfeitas para a base dos interiores. O preto também está muito na moda. Se queres dar toques de cor, opta por cores alegres, vivas e brilhantes, como amarelos, laranjas, vermelhos e verdes. Introduzi-los com acessórios variados como almofadas, quadros, candeeiros, tapetes, etc.

E por último falar das formas gerais do estilo minimalista, seja de que espaço for. Procura sempre linhas simples. Sejam horizontais, verticais ou diagonais, que sejam linhas retas. Evita na medida do possível as curvas e as ondulações.

Em todo o artigo falámos do estilo minimalista moderno em geral, mas se queres ver numa zona da casa mais concreta, neste artigo do I-Quartos falamos-te dele para implementá-lo nos quartos. As vantagens do minimalismo são muito úteis para encontrar o descanso necessário que procuramos a cada noite e nesse artigo encontrarás chaves para o conseguir.

E se o que queres é saber mais sobre o estilo minimalista, não só na decoração, mas também conhecer a corrente minimalista em outras faces da arte, no Wikipedia encontrarás todas as bases do minimalismo.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.