Decoração moderna e contemporânea

Decoração moderna e contemporânea

Dentro do estilo moderno existem diferentes tendências dependendo do atrevido ou não que sejas. Por isso há desde decorações modernas vanguardistas até decorações modernas clássicas.

Se és uma pessoa atrevida e queres levar o modernismo um passo mais além, uma boa forma de consegui-lo é introduzindo na tua casa moderna um toque contemporâneo. No seguinte artigo vamos-te dar as chaves para consegui-lo.

A primeira coisa que temos de fazer para isso é minimizar ao máximo os detalhes e procurar acima de tudo a simplicidade dos elementos. Este nos ajudará a criar espaços elegantes e distinguidos onde o design primará acima de tudo e onde a limpeza visual será a protagonista.

E como fazer com que um espaço minimalista até ao extremo não pareça vazio? Escolhendo muito bem todos os detalhes que vão a compor o espaço e optando apenas por elementos com personalidade. A presença de cada um dos móveis irá encher os espaços. Claro que procuramos neles a mesma simplicidade de linhas e formas que procuramos no conjunto do espaço.

Minimalismo e simplicidade não estão unidos pela funcionalidade. Devemos procurar bem exatamente o contrário. Todos os objetos escolhidos devem ter uma funcionalidade muito clara. E quanto mais versáteis são, muito melhor.

O uso da tecnologia é uma das chaves deste estilo, assim que deve introduzir elementos de última geração na tua decoração moderna contemporânea. Mas igualmente nestes elementos de última geração deves procurar o design simples e predominante em todos os elementos da decoração.

A iluminação dos espaços é outro aspeto chave a ter em conta, tal como a cor clara predominante. Potencia ao máximo a entrada de luz do exterior e para a artificial opta por candeeiros de luzes brancas. A claridade dos elementos ajudará a amplificar a sensação de iluminação e de amplitude.

Na cor dos espaços contemporâneos, a combinação de tons com o branco é muito habitual. Uma das mais utilizadas é a combinação de brancos e diferentes tons de castanhos, ainda que a mistura com o preto também é bastante habitual. Claro que a fusão do branco com o cinzento é outra das combinações de podes optar.

Para os têxteis deste estilo continua as mesmas dicas que comentávamos até agora. Foge dos floridos e dos e estampados, e procura a sobriedade dos tons sólidos.

Em geral poderíamos concluir dizendo que para criar com êxito um interior moderno contemporâneo devemos ser capazes de criar espaços com grande amplitude e espaço mas muito funcionais. Ambientes com poucos elementos mas todos com uma função muito clara. Para além disso o uso das últimas tecnologias em eletrodomésticos, iluminação ou domótica estarão muito estendidos no nosso interior contemporâneo.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.