Iluminação de uma cozinha moderna

Iluminação de uma cozinha moderna

A iluminação é um dos aspetos chave no universo da decoração. Muitas vezes passar despercebida e as pessoas não dão a importância que requere, mas uma má escolha na iluminação é vital para um interior correto e incorreto.

No seguinte artigo vamos falar da iluminação perfeita para uma cozinha moderna. As chaves que se utilizam para as cozinhas normalmente não são suficiente, e há que ter presentes mais certas dicas que vamos falar na continuação.

Para começar passaremos as dicas gerais da iluminação da cozinha, que são apropriadas para o estilo moderno e para todo o tipo de estilos de cozinhas. A chave é que o foco principal iluminação provenha da zona superior do espaço e que ilumine na perfeição todas as zonas chave do espaço.

Não o dissemos, mas outro aspeto fundamental é potenciar ao máximo a iluminação natural. A luz natural é a que melhor faz brilhar uma iluminação, pelo que se tens janelas na cozinha, cuida que não haja nada que estorve a passagem de luz. Outra excelente opção é colocar uma porta de vidro para que a luz do resto da casa passe pela cozinha.

Uma vez vistas as dicas gerais para todo o tipo de cozinhas, passemos a ver pequenos truques para a iluminação de uma cozinha moderna. A principal delas é a utilizar luzes integradas nos móveis. Este tipo de iluminação cria uma atmosfera muito contemporânea, para além de proporcionarmos uma luminosidade ótima em todas as zonas de trabalho da cozinha.

Outro dos aspetos positivos neste tipo de iluminação é que evita as possíveis sombras que se criam com a luz central superior. Com estas luzes a iluminação será perfeita a 100%, e para além disso estaremos dando um toque muito moderno ao espaço.

Queres outro truque? Integra as luzes também dentro dos armários. Assim para além de facilitarás a procura de coisas dentro dos armários superiores, espaços que muitas vezes acabam por ficar escuros.

E que tipo de luzes utilizamos para iluminar uma cozinha moderna? As halógenas são mais frequentes, mas as luzes LED pouco a pouco vão ganhando protagonismo.

O nosso conselho é que para a luz superior, a mais potente de todas, utilizes luzes halógenas que para além de dar muita luminosidade te ajudarão a reduzir o consumo energético. Para as luzes integradas podes optar pelas luzes LED, que também dão boa iluminação, mas algo mais doce do que as hálogenas.

E se queres dar um toque ainda mais moderno à tua cozinha, com um estilo quase transgressor, opta por luzes de cores para as luzes LED integradas dos armários. As luzes azuis criam um efeito fantástico. A luz azul associa-se psicologicamente com algo moderno e futurista, pelo que o efeito já podes imaginar o interessante que é.

O ideal é que este tipo de luzes sejam independentes da luz superior, e assim poderemos acendê-las sempre que precisares delas. Certamente, não faz falta quase dizê-lo mas de qualquer das formas dizemos: os cabos devem sempre passar por dentro e não ao contrário. De outra forma o efeito será desastroso.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.