Móveis de cozinha modernos sem puxadores

Móveis de cozinha modernos sem puxadores

Queres criar uma cozinha moderníssima? Delicia-te com as últimas tendências em espaços modernos: as cozinhas sem puxadores. Este tipo de espaços pouco a pouco vão-se transformando em tendência devido principalmente ao toque contemporâneo que dá ao espaço a ausência completa dos clássicos puxadores. O seu corte minimalista tem em grande medida culpa disso.

No seguinte artigo falamos-te detalhadamente desta tendência, mostraremos-te as caraterísticas que apresenta e vamos-te dar conselhos e dicas para que possas criar uma cozinha sem puxadores na tua própria casa.

Evidentemente a ausência de puxadores tem de ser suprimida com algum tipo de mecanismo. Este é uma entrada que os móveis incorporam e que a que realiza a função de puxador. Ainda que as fendas não são os únicos sistemas de abertura que encontramos neste tipo de cozinhas.

Os fabricantes também criaram outra solução que funciona através de uma zona em que podemos premir e assim vai-se abrir. Ainda que ambos são práticos e funcionais, o primeiro mecanismo é mais fiável e duradouro.

Ainda que já que estamos a falar do lado prático, este tipo de móveis “limpos”, móveis sem qualquer tipo de puxador, são muito modernos e minimalistas, mas são muito menos práticos do que os móveis tradicionais. Esteticamente são preciosos, dando-nos um estilo minimalista perfeito para criar uma cozinha moderna, mas são ligeiramente menos funcionais.

O que é realmente cómodo neste tipo de móveis é a sua limpeza. Esta se simplifica muito. Com eles já não temos de estar atentos a limpar qualquer pequeno canto perto dos puxadores. Agora tudo são superfícies lisas e limpas, pelo que a higiene ganha terreno. E num espaço como a cozinha onde a gordura se esconde por todo o lado, esta vantagem é bem-vinda.

Outro aspeto destacável é a leveza visual dos móveis sem puxadores que nos proporcionam. Com elas não importa a quantidade de gavetas e pontos que os móveis tenham (e a tendência atual é que haja muitos para aproveitar até qualquer pequeno cantinho dos armários). Com estes móveis desaparecer o “obstáculo” que são os puxadores.

Como vez são diversas as vantagens que as cozinhas sem puxadores nos oferecem. Se salvarmos o inconveniente de que nos pode custar um pouco mais abrir os móveis que com o sistema clássico, as vantagens ganham muito mais impacto e teremos umas cozinhas de estilo moderno, minimalistas e muito funcionais.

Mas quero terminar o artigo com uma tendência muito interessante que muitas empresas estão a integrar que é a de colocar puxadores apenas nos móveis baixos, enquanto que nos altos colocam móveis sem eles. Os motivos são dois, sendo um estético e outro funcional.

O motivo estético é que os puxadores que chamam mais a atenção visualmente são os que ficam à altura da nossa vista, e os móveis inferiores não nos chamam tanto a atenção como os superiores.

O motivo prático trata-se com a comodidade. Abrir as gavetas os as portas dos armários de baixo é mais complicado do que os móveis de cima, por isso nestes últimos coloca-se o sistema moderno ainda que seja um pouco mais complicado de se utilizar, e nos inferiores coloca-se o clássico puxador do dia-a-dia (ainda que com um estilo moderno que fique de acordo com o resto da cozinha, claro) para facilitar a abertura de portas e gavetas.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.