Salas modernas

Salas modernas

Se queres dar um toque dinâmico e atual á tua sala, fizeste muito bem em optar pelo estilo moderno, pois este pode oferecer-te essa frescura que procuras num dos espaços mais importantes e concorridos da casa.

No seguinte artigo o que vais encontrar são as dicas básicas que te ajudarão a consegui-lo. Estas são apenas de orientação, mas são um bom ponto de partida para começar a criação de uma sala moderna, pelo que não vás demasiado ao detalhe com o que te vamos mostrar.

E não podemos começar sem falar da limpeza do espaço, um aspeto vital para que o interior da nossa sala seja o correto. Devemos procurar um estilo simples e sem florações. Linhas retas e simples serão as protagonistas em todos os elementos da sala, sejam móveis, quadros e acessórios decorativos.

E já que mencionámos os acessórios decorativos, falemos um pouco deles. Estes serão pouco mas bem escolhidos. O que queremos dizer com isso? Pois para uma sala moderna devemos escolher os acessórios com muito cuidado e optar pelo estilo, colocando elementos com personalidade própria.

Esquece-te de ter tudo “à mão” pela sala e mostra apenas o importante. A ordem é essencial. Os comandos em gavetas, as revistas no local adequado com estilo, em cima do sofá nada de mantas, etc. Cuida e acerta com a limpeza das formas e do espaço e terás muito terreno ganho no teu trabalho de interiorismo moderno. Se queres mais conselhos sobre acessórios decorativos para a sala, o Decoracao-Salas.com (http://www.decoracao-salas.com/) vai-te ajudar com isso.

Sigamos com um aspeto que em muitas ocasiões as pessoas se descuidaram mas que é de vital importância: a iluminação. Devemos cuidar desta ao máximo porque influi muito mais do que pode parecer no interior de um ambiente.

E o que devemos procurar? Pois a máxima iluminação possível. Para o dia potencia ao máximo a luz do exterior. Se não receberes muita nem penses em entupir a entrada desta, pelo que afasta os móveis pertos das janelas e escolhe cortinas de tecidos finos.

Para a luz artificial procurarás sobretudo uma luz branca potente que ilumine as zonas importantes da sala. Neste espaço vamos encontrar vários tipos de zonas, umas que requerem mais luz como pode ser a zona da sala de jantar, e outra mais relaxada onde veremos televisão ou lê-mos. Deves procurar portanto diferentes tipos de iluminação que se adaptam a ambas as zonas.

Passemos agora a falar dos materiais mais destacados nas salas modernas. A variedade de materiais é muito importante, ainda que deves optar sempre por materiais brilhantes. O alumínio e o vidro são dos materiais que não podem faltar. O envernizado brilhante em móveis é outra boa opção. O couro para sofás e cadeirões é outra excelente opção.

E que cores são as que reinarão na nossa sala moderna? Pois os tons claros completados com toques de cor são o habitual neste tipo de espaços. O geral é que a base principal da sala seja clara, com brancos, cinzentos claros e beges, e completamos esta composição combinando estas cores claras com tons de cor através de acessórios. Não poupas na altura de escolher a tua cor preferida, mas lembra-te que não deves abusar dela nem utilizar mais do que 3 cores (contando com o tom claro da base).

Para animar as paredes da sala podes optar pelo uso de quadros modernos, por exemplo. Na página do IKEA vais encontrar muitas salas, modernas e de outros estilos, entre as que poderás optar.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.