O que é um estaleiro de obra

O que é um estaleiro de obra

As construções modulares vieram para ficar. Atualmente cada vez mais empresas e também particulares procuram soluções rápidas e económicas face às necessidades que vão surgindo. A arquitetura modular é capaz de oferecer soluções com tanta ou mais qualquer que uma construção tradicional e sem alguns dos limites que muitas vezes impossibilidade a criação de novos espaços de trabalho (ou viver).

Um dos tipos de construções modulares mais populares são mesmo os estaleiros de obra, por todas as vantagens já descritas e muitas mais, que oferecemos em continuação.

O que são estaleiros de obra

Os estaleiros de obras são módulos pré-fabricados que procuram colmatar a necessidade da criação de espaços de trabalhos em tempo recorde e com a mesma ou maior qualidade que qualquer tipo de construção tradicional para o efeito.

Através destes estaleiros de obra é possível criar espaços como escritórios, balneários ou até mesmo refeitórios, entre muitos outros tipos de espaço. Muitas vezes surge esse necessidade temporária de criar-se mais condições para os trabalhadores, e esses módulos são uma solução rápida, mais económica e com a caraterística de serem movíveis, o que faz com que sejam ideais para qualquer tipo de obras.

Vantagens dos estaleiros de obra

Rapidez na instalação: A construção de um espaço de trabalho de forma tradicional pode levar várias semanas ou meses. O mesmo não acontece, já que na maioria dos casos existem até soluções pré fabricadas para conseguir-se usufruir em poucos dias destes estaleiros de obra modulares.

Solução mais económica: Fica muito mais barato para qualquer empresa criar espaços de trabalho através de estaleiros de obra modulares do que criar de raiz edifícios para esse efeito, não só pelo custo de fabrico desses espaços como também, em caso de ser uma construção temporária, poderá haver custos associados com a sua futura demolição.

Adaptação e personalização: Juntando a funcionalidade à versatilidade, a tecnologia modular permite personalizar a 100% ao gosto da empresa todo o conjunto de módulos que darão lugar aos espaços de trabalho necessários. Não falamos apenas no “recheio” e no seu propósito, falamos também da organização, localização e inclusive capacidade de alterar facilmente e com pouco investimento um estaleiro de obra, adaptando-se assim às necessidades que vão surgindo.

Menor impacto ambiental: Este ponto já dependerá de cada empresa, mas cada vez mais existe uma sensibilidade para o impacto ambiente. No caso de empresas como a Algeco, líder em construção modular, existe um grande foco em que as suas construções modulares sejam o mais amigas do ambiente possíveis, o que é de louvar. Para mais informações, consulta a página Algeco.pt.

Utilização dos estaleiros de obra

O principal objetivo dos estaleiros de obra é criar um espaço funcional para qualquer trabalhador poder desempenhar as suas funções, de forma segura, confortável, aumentando assim a sua produtividade. Através destes estaleiros é possível criar por exemplo escritórios para os executivos, espaços sanitários, refeitórios, espaços de segurança, vestuários, salas de formação... há inúmeras opções por onde escolher.

A verdade é que através destes estaleiros de obra modulares é possível criar espaços temporários ou permanentes para este efeito, sem fugir muito do possível orçamento. São também uma boa solução para empresas que estejam constantemente a mudar de localização e necessitem destes espaços nessas novas localizações, já que uma das suas vantagens é mesmo a mobilidade dos estaleiros.

Como escolher uma empresa que alugue ou venda estaleiros para obras

Face à oferta que existe no mercado, difícil é escolher uma que garanta a qualidade e rapidez que necessitamos. Existe todo um leque de preços, pelo que é importante analisar o que as empresas oferecem e garantem para fazer a melhor escolha possível. Muitas vezes, as ofertas “low-cost” parecem convidativas mas como se costuma dizer, “o barato sai caro”.

É muito importante garantir que o que se está a contratar cumpre com todos os parâmetros de segurança necessários, que a estrutura destes estaleiros de obra seja de qualidade e que são tão modulares como a tecnologia permite, garantindo essa adaptabilidade que os estaleiros de obra modulares nos têm habituado ao longo dos anos.

Será interessante também que a empresa com que se trabalhe e os respetivos módulos fornecidos cumpram uma serie de requisitos ambientais e energéticos, não só pela importância na sensibilidade ambiental como também acabam por pesar financeiramente no final de contas.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração moderna. Informações sobre o estilo moderno na casa.